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REGRAS DO BASQUETEBOL

A quadra do basquetebol deverá ter uma superfície rígida, plana, livre de obstruções, com dimensões de vinte e oito (28) m de comprimento por quinze (15) m de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. As Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de vinte e seis (26) m por quatorze (14)m. Todas as linhas serão traçadas na cor branca, com cinco (5) cm de largura e claramente visíveis.

A quadra do basquetebol será limitada pela linha limítrofe, consistindo de linhas finais e linhas laterais. Estas linhas não são parte da quadra de jogo. Qualquer obstrução, incluindo o pessoal sentado no banco da equipe, deverá estar a no mínimo dois (2) m da quadra de jogo.

A linha central será marcada paralela às linhas finais desde os pontos médios das linhas laterais. Ela se estenderá 0,15 m além de cada linha lateral. A linha central é parte da quadra de defesa. O círculo central será marcado no centro da quadra de jogo e terá um raio de 1,80 m medido até a margem externa da circunferência. Se o interior do círculo central for pintado, ele tem de ser da mesma cor das áreas restritivas. Os semicírculos de lance livre serão marcados na quadra de jogo com um raio de 1,80 m medidos até a margem externa da circunferência e com seus centros nos pontos médios das linhas de lances livres.

Dimensões de uma quadra de basquete FIBA

A linha de lance livre será traçada paralela a cada linha final da quadra de basquete. Ela terá sua margem mais distante a 5,80 m da margem interna da linha final e terá 3,60 m de extensão. Seu ponto médio estará na linha imaginária que une os pontos médios das duas (2) linhas finais.
As áreas restritivas serão as áreas retangulares marcadas na quadra de jogo limitadas pelas linhas finais, pelas linhas de lance livre estendida e pelas linhas que se originam das linhas finais, tendo suas margens externas a 2,45 m dos pontos médios das linhas finais e terminando nas margens externas das linhas de lance livre estendidas. Estas linhas, excluindo as linhas finais, são parte da área restritiva. O interior das áreas restritivas tem de ser pintado. Espaços de rebote de lances livres ao longo das áreas restritivas, reservadas para jogadores durante lances livres.

Áreas da marcação de 2 e 3 pontos

Área da cesta de três pontos são formadas por duas (2) linhas paralelas estendidas desde e perpendiculares à linha final, com sua margem externa a 0,90 m da margem interna das linhas laterais, e um arco com raio de 6,75 m medido desde o ponto no solo abaixo exatamente do centro da cesta dos oponentes até a margem externa do arco. A distância do ponto no solo para a margem interna dos pontos médios da linha final é 1,575 m. O arco se une as linhas paralelas.

A linha de três pontos não é parte da área de três pontos, ou seja, pisar sobre esta linha, indicará um arremesso de (2) pontos.

As áreas dos bancos das equipes serão marcadas fora da quadra de jogo, limitada por duas (2) linhas perpendicular à linha lateral.
Existirão catorze (14) assentos disponíveis na área de banco da equipe para os técnicos, os assistentes técnicos, os substitutos e acompanhantes de equipe.

Quaisquer outras pessoas estarão pelo menos a dois metros atrás do banco da equipe.

Para reposição de bola ao jogo no início de periodos, duas (2) linhas de 0.15 m de comprimento serão marcadas fora da quadra de jogo, no lado oposto à mesa do apontador, com a margem externa das linhas a 8,325 m da margem interna da linha final mais próxima.

Dimensões de área restritiva e linha de 3 pontos

As linhas do semicírculo sem carga de dentro da área restritiva serão marcadas na quadra de jogo limitadas
por:

  • Um semicírculo com raio de 1.25 m, medido do ponto no piso abaixo do centro exato da cesta até a margem interna do semicírculo. O semicírculo é unido a:
  • Duas (2) linhas paralelas perpendiculares à linha final, com margem interna a 1,25 m do ponto no piso abaixo do centro exato da cesta, com 0,375 m de comprimento e terminando a 1,20 m da margem interna da linha final.

As áreas semicirculares sem carga são completadas por linhas imaginárias unindo os finais das linhas paralelas diretamente abaixo das margens frontais das tabelas. As linhas dos semicírculos sem carga não são parte das áreas semicirculares sem carga.

Dentro deste semicírculo, não é possível provocar falta do ataque.

Dimensões das tabelas e aros

A tabela deve ser construída em peça única e ser, preferencialmente, transparente, feita de vidro temperado. Caso não seja transparente, deve ser pintada de branco.
As linhas deverão ter 5 cm e devem ser pintadas de branco, caso a tabela seja transparente; ou de preto, nos outros casos; e devem ter as medidas indicadas acima.
Elas devem estar colocadas a 1,20m de distância da linha final e a 2,9m de altura.

Os aros deverão ser constituídos de ferro sólido, com diâmetro interior de 45,7 cm, pintados na cor laranja. O metal dos aros será de 20 mm de diâmetro, com a adição de pequenos ganchos, na parte inferior, ou outro dispositivo semelhante, para fixar a rede, que deverá ter no máximo 45 cm. As redes deverão ficar solidamente fixadas às tabelas, num plano horizontal, na altura de 3,05 do piso e equidistante das bordas verticais da tabela. O ponto mais próximo da borda interior dos aros deverá estar à 15 cm da superfície da tabela.

Basquetebol é jogado por 2 equipes de cinco 5 jogadores em quadra, 7 jogadores no banco da equipe, 1 técnico, 2 assistentes técnicos e mais 6 acompanhantes da equipe (médico, fisioterapeuta, preparador físico, etc.).

O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos oponentes e evitar que a outra equipe pontue em sua cesta.
O jogo é conduzido pelos árbitros, oficiais de mesa e um comissário, se presente.
A cesta que é atacada por uma equipe é a cesta dos oponentes e a cesta que é defendida por uma equipe é sua própria cesta.

Acima de 12 anos, a bola de basquete usada, possui diferença com relação ao peso e tamanho. Para jogos de basquete masculinos, as bolas mais comuns são de tamanho 7, com 74,9 centímetros de circunferência e 623 gramas. Já as jogadoras da liga feminina jogam com uma bola de basquete menor, de tamanho 6,  com 72,3 centímetros de circunferência e 566 gramas.

Pulo bola inicial do jogo

O jogo inicia com um lançamento ao alto entre dois atletas adversários, no círculo central da quadra. A bola deve ser tocada pelos atletas, após esta atingir o ponto alto de sua trajetória. O intuito dessa ação era, no início, com que todos olhem para cima, remetendo à louvar a Deus.

As equipes disputarão 4 períodos de 10 minutos (NBA 12 minutos), com 2 minutos de intervalo entre o 1º e 2º períodos e ente o 3º e 4º períodos (NBA 5 minutos). Entre o 2º e 3º períodos, são 15 minutos de intervalo. No basquete universitário americano (NCAA), temos dois períodos de 20 minutos, com 15 minutos de intervalo. Em caso de empate ao final deste tempo, 5 minutos extras serão jogados, até que haja uma equipe à frente do placar ao término do tempo de jogo.  No basquete não há empate.

Cada equipe tem um tempo para realizar uma tentativa de marcar pontos. No basquete FIBA e na NBA são 24 segundos. Na NCAA são 35 segundos.

As equipes têm 8 segundos para ultrapassar a linha central em direção ao ataque, 5 segundos para cobrar laterais, fundo bola, lances-livres (NBA são 10 segundos), e não podem ficar mais de 3 segundos dentro do garrafão adversário (NBA não permite que a defesa fique dentro do próprio garrafão também), além de não poder ficar com a posse da bola mais de 5 segundos acuado pelo adversário, sem realizar dribles.

Cada técnico tem direito a 2 pedidos de tempo no primeiro tempo de jogo (1º e 2º períodos) e 3 pedidos de tempo no segundo tempo (3º e 4º período), onde administra como achar melhor. Porém, apenas 2 tempos poderão ser solicitados à mesa e controle quando o cronometro baixar de 2 minutos restantes no quarto período. Também é permitido solicitar apenas 1 tempo técnico em cada tempo extra.

No basquete existe o conceito de “bola viva” que é quando a bola está para entrar em jogo, e o cronometro do jogo s´é acionado após a bola entrar em contato com algum jogador dentro da quadra, e “bola morta”, que é quando o árbitro apita, e quando o tempo de jogo ou de posse de bola expira.

A bola torna-se viva quando:

  • Durante a bola ao alto, a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal (crew chief) no lançamento.
  • Durante o lance livre, a bola está à disposição do arremessador de lance livre.
  • Durante a reposição lateral, a bola está à disposição do jogador que realizará a reposição.

A bola torna-se morta quando:

  • Qualquer arremesso de campo ou lance livre é convertido.
  • Um árbitro soar seu apito enquanto a bola está viva.
  • Está claro que a bola não vai entrar na cesta em um lance livre que será seguido por outro(s) lance(s) livre(s), ou outra penalidade (lance(s) livre(s) e/ou reposição).
  • O sinal do cronômetro de jogo soar para o final do quarto ou tempo extra (prorrogação).
  • O sinal do relógio de 24 segundos soar enquanto uma equipe está com o controle da bola.
  • A bola está no ar em um arremesso para a cesta de campo é tocada por um jogador de qualquer uma das equipes, após um árbitro soar seu apito, o sinal do cronômetro de jogo soa para o final do quarto ou tempo extra (prorrogação), o sinal do relógio de 24 segundos soa.

A bola não se torna morta e a cesta contará, se convertida quando:

  • A bola está no ar em um arremesso para a cesta de campo e um árbitro soa seu apito, o sinal do cronômetro de jogo soa para o final do quarto ou tempo extra (prorrogação), ou o sinal do relógio de 24 segundos soa.
  • A bola está no ar em um lance livre e um árbitro soa seu apito por qualquer infração das regras, exceto a do arremessador de lance livre.
  • A bola está em controle de um jogador em ato de arremesso para uma cesta de campo que finaliza seu arremesso com um movimento contínuo iniciado antes de uma falta ser marcada em qualquer jogador oponente ou em qualquer pessoa permitida a sentar no banco da equipe adversária.

Esta ação não se aplica e a cesta não contará se após um árbitro soar seu apito é realizado um ato de arremesso completamente novo, e se durante o movimento contínuo do jogador no ato de arremesso, o sinal do cronômetro de jogo soa para o final do quarto ou soa o sinal do relógio de 24 segundos.

Em caso de faltas com o relógio apontando masi de 14 segundos, o relógio continua de onde estava. Se estiver apontando menos de 14 segundos, o relógio volta para 14 segundos.

Arremesso que valerá, se convertido, após o término do tempo de jogo

Quando dois atletas seguram a bola simultaneamente por 2 segundos, é caracterizada bola presa. Neste caso, a posse de bola entre no sistema de posses alternadas. Esse sistema é definido de acordo com o resultado do pulo bola no início do jogo.

Se a equipe A ficou com a posse no pulo bola (não é quem deu tapa na bola, mas sim quem teve a posse da bola), na primeira situação de bola presa, a possa da bola será dada para a equipe B, e dessa frma será alternada. Essa alternância se estende, inclusive, à posse de bola no início de cada período.

São permitidos apenas o contato das mãos abertas com a bola. Em caso de contato o punho cerrado, uma violação será marcada e a posse será dada ao adversário.

Cada equipe pode cometer 4 faltas por período, levando a cobrança para a linha lateral, ou linha de fundo. À partir da quinta falta coletiva, as faltas serão cobradas na linha do lance-livre, salvo uma falta de ataque em que o infrator esteja de posse da bola. Ao início de cada período, as faltas coletivas serão zeradas, salvo nos tempos extras, que são extensões do quarto período. Cada jogador pode cometer 4 faltas, e à partir da 5ª falta, o mesmo está desclassificado do jogo, e outro atleta assume sua posição em quadra. 

Se uma falta é cometida durante uma ação de arremesso, não importando momento do jogo, adota-se as seguintes situações:

  • tentativa de arremesso de 2 pontos não convertido: 2 lances-livres para o arremessador.
  • tentativa de 3 pontos não convertidos: 3 lances-livres para o arremessador.
  • tentativa de arremesso de 2 pontos convertido: valem os 2 pontos e ainda tem direito à 1 lance-livre de bonificação para o arremessador.
  • tentativa de arremesso de 3 pontos convertido: valem os 3 pontos e ainda tem direito à 1 lance-livre de bonificação para o arremessador.

Uma falta técnica é uma falta de jogador que não envolve contato e de natureza comportamental incluindo, mas não limitada a:

  • Desprezar advertências dadas pelos árbitros.
  • Lidar e/ou comunicar-se desrespeitosamente com os árbitros, o comissário, os oficiais de mesa, os oponentes ou as pessoas permitidas a sentar no banco da equipe.
  • Usar linguagem ou gestos que possam ofender ou incitar os espectadores.
  • Molestar e provocar um oponente.
  • Obstruir a visão de um oponente acenando a(s)mão(s) próxima aos seus olhos.Balançar excessivamente os cotovelos.
  • Retardar o jogo por tocar a bola deliberadamente, após ela passar através da cesta ou para impedir que uma reposição seja feita prontamente.
  • Cair para simular uma falta.
  • Pendurar no aro de forma que o peso do jogador seja suportado pelo mesmo, a menos que, um jogador agarre o aro, momentaneamente, após uma enterrada ou, no julgamento de um árbitro, está tentando se prevenir ou prevenir de causar a outro jogador uma lesão.
  • Interferência de cesta durante o último lance livre através de um jogador defensor. À equipe atacante será concedida 1 ponto, seguido por uma falta técnica marcada contra o jogador defensor.

Como punição, aos oponentes será concedido 1 lance livre. O jogo será reiniciado com a reposição de bola pela equipe que tinha o controle da bola ou direito a bola quando a falta técnica foi sancionada, no lugar mais próximo onde a bola estava localizada quando o jogo foi paralisado.

 

Uma falta antidesportiva é o contato de um jogador que, no julgamento de um árbitro:

  • Contato em um oponente e nenhuma tentativa legítima de jogar, diretamente, a bola dentro do espírito e intenção das regras.
  • O contato excessivo, causado por um jogador em um esforço para jogar a bola ou um oponente.
  • Contato desnecessário causado por jogador defensor para parar a progressão da equipe atacante na transição. Isto apenas se aplica até que o jogador atacante inicie seu ato de arremesso.
  • Um contato ilegal causado pelo jogador, por trás ou lateralmente, em um oponente que está progredindo na direção da cesta de seus oponentes e não há nenhum outro jogador entre o jogador que está progredindo, a bola e a cesta. Isto apenas se aplica até que o jogador atacante inicie seu ato de arremesso.
  • O contato de um jogador defensor em um oponente na quadra de jogo, quando o cronômetro de jogo mostra 2 minutos ou menos no quarto quarto ou em cada tempo extra (prorrogação), quando a bola está fora da quadra, para uma reposição e ainda está nas mãos do árbitro ou à disposição do jogador que está fazendo a reposição.

 

Como punição, lance(s) livre(s) serão concedidos ao jogador que sofreu a falta, seguido por uma reposição na linha de reposição da quadra de ataque da equipe, ou uma bola ao alto no círculo central para o início do primeiro quarto.
O número de lances livres será concedido, como segue:

  • Se a falta for cometida em um jogador que não está no ato de arremesso: 2 lances livres.
  • Se a falta for cometida em um jogador no ato de arremesso: a cesta, se convertida, contará e, em acréscimo, 1 lance livre.
  • Se a falta for cometida em um jogador no ato de arremesso e a cesta não for convertida, 2 ou 3 lances livres.

Um jogador deverá ser desqualificado pelo restante do jogo quando ele for sancionado com 2 faltas técnicas, ou 2 faltas antidesportivas, ou 1 falta antidesportiva e 1 falta técnica.

MINIBASQUETE

O minibasquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete. É uma atividade recreativa e, com sua riqueza em atividade física, desenvolvimento social e espírito de equipe, estimula as crianças a trilhar uma vida esportiva saudável.

Basicamente os jogos são similares  aos jogos oficiais, mas com diferença na altura da tabela, onde o aro está à 2,60 m do chão, e no tamanho da bola, que deve ser esférica, com a superfície exterior de couro, borracha ou de outro material sintético. Sua circunferência deve estar entre 68 e 73 cm e o peso deve estar entre 450 e 500 gramas.

As regras costumam ser discutidas em congressos técnicos, podendo haver a não marcação de pontos quando a diferença passar de 20 pontos entre as equipes, diminuição do tempo de jogo, ou da quantidade de períodos, entre outras adaptações.

Diferenças de altura entre a tabela oficial e minibasquetebol

A segunda-feira é hoje. Comece agora!

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